2016-01-04

Physical constant uncertainty, PMC [digital album] by A Espiral de Bukowski [2016]


A Espiral de Bukowski . Physical constant uncertainty, PMC . OB/W15-062

1. PC uncertainty principle - part 1 (4:00)
2. PC uncertainty principle - part 2 (3:47)
3. PC uncertainty principle - part 3 (3:01)
4. PC uncertainty principle - part 4 (5:10)
5. Physical CU means - part 1 (6:25)
6. Physical CU means - part 2 (8:43)
7. P constant U conclusion - part 1 (6:07)
8. P constant U conclusion - part 2 (5:41)
9. P constant U conclusion - part 3 (5:58)
Total: 48:52

-

(english version below)

A Espiral de Bukowski:
Cesar Zanin - sintetizadores, processador de efeitos, sampler, sequenciador, loop station, gravações de campo, gaita; 
Mariana Cetra - vocalizações e teclado Casiotone com pedais de efeitos para guitarra, acordeom, escaleta, flauta doce, castanhola.

Participação nas faixas 2 a 9 de: 
Simon Fernandes: teclado, sintetizador, efeitos;
Rodrigo Dario – guitarra elétrica;
Alexandre Marino - auto-falante dobrado, vocalizações e efeitos;
Bruno Hiss - vocalizações com microfone de contato e pedais de efeito;
Leandro Archela - teclado, sintetizador, efeitos;
Marcio Gibson - bateria.

Gravado do palco por Cesar usando um portastudio Zoom R16 em 16/10/2015 no Ibrasotope em São Paulo.

Arte gráfica por Cesar com fotos de André Karwath (Foam) e David Benbennick (Möbius strip).

-

Este álbum foi lançado em 04/01/2016 e é a gravação da apresentação d’A Espiral de Bukowski como convidados no evento de lançamento do disco Lua Oca do projeto Amphis. É o primeiro dos quatro álbuns lançados em cada segunda-feira de janeiro de 2016.

Nas sessões de 2015, dentre as quais essa que originou o álbum Physical constant uncertainty, PMC, o duo deixa fluir a musicalidade livremente, explorando os timbres do Casiotone contaminados por pedais de guitarra (Big Muff, reverb, delay etc), escaleta e acordeom (que são processados e sampleados ao mesmo tempo em que são tocados), a caixinha de fazer ruídos por foto-sensores, beats minimais (em compassos diversos), síntese analógica, modulação com ondas quadrada, triangular e dente de serra, uso de teclado de fita para linhas de baixo, microfonia, síntese granular, oscilação de baixa frequência, ruído branco e emulação de malha de captura de fase. Os loops são construídos na base do improviso livre, com a sobreposição de samples e uso de filtros e efeitos, muitas vezes em cascata. Uma característica muito forte é também o uso de gravações de campo, feitas com um iphone em lugares diversos.

- -


- -



- -

A Espiral de Bukowski:
Cesar Zanin - synthesizers, effects processor, sampler, sequencer, loop station, field recordings, harmonica; 
Mariana Cetra - vocalizations and Casiotone keyboard with guitar effect pedals, accordion, melodica, recorder, castanets.

Featuring on tracks 2 to 9:
Simon Fernandes: keyboard, synthesizer, piano, effects;
Rodrigo Dario – electric guitar;
Alexandre Marino - bent loudspeaker, chain, fiddle-bow, vocalizations and effects;
Bruno Hiss - vocalizations with contact microphone and effects pedals;
Leandro Archela - keyboard, synthesizer, piano, effects;
Marcio Gibson - drums.
Recorded from the stage by Cesar using a portastudio Zoom R16 on 10/16/2015 at Ibrasotope in São Paulo, Brazil.

Artwork by Cesar with photography by André Karwath (Foam) and David Benbennick (Möbius strip).

-

The album Physical constant uncertainty, PMC was released on 01/04/2016 and is the recording of the performance by A Espiral de Bukowski as invitees on Amphis’ Lua Oca album release event. It is the first of the four albums released on each Monday of January 2016.

Cesar and Mariana improvise freely on the sessions of 2015, exploring the sounds of a Casiotone keyboard contaminated by guitar pedals (Big Muff, reverb, delay etc), the melodica and accordion being processed and sampled at the same time they are played, minimal beats (sometimes in distinct measures), analog synthesis, modulation with square, triangular and saw tooth waves, granular synthesis, use of ribbon keyboard for bass lines, feedback, low-frequency oscillation, white noise, emulation of phase-locked loop and a little box that makes noises by photocells. The loops are built in conjunction with filters and effects, often in cascade. Also field recordings from different places (made with an iphone).